domingo, 2 de dezembro de 2007

Review - 30 dias de Noite

Nota: Review feito por Omelete

O sol se põe pela última vez na pequena e fria cidade de Barrow, no Alasca, e só vai levantar novamente um mês depois. A escuridão reina em um lugar desolado, selando a sorte de seus moradores. Nada mais propício para um grupo de vampiros violentos e sedentos de sangue: é o lugar ideal para caçar e se alimentar.

Este é o plot principal do romance gráfico 30 dias de noite - escrito pelo americano Steve Niles (que redige os roteiros de HellSpawn) e pintado pelo australiano Ben Templesmith -, que a Devir publicou e lançou em Portugal, na Espanha e no Brasil. Trata-se de um álbum excelente, tanto para quem não é fã de histórias de vampiros como para os adeptos mais apaixonados deste sub-gênero do terror (o termo sub-gênero é empregado aqui não no sentido qualitativo, depreciativo, mas para evidenciar as histórias de vampiros como uma das formas narrativas de um gênero mais amplo).

E é justamente na maneira como a trama(e a ilustração) trata os sugadores noturnos de sangue que reside os méritos desta história em quadrinhos. Os vampiros não são mostrados como jovens sedutores ou nobres europeus, mas como animais que espreitam, caçam e estraçalham suas vítimas indefesas, sem dó nem piedade. São predadores cruéis que só pensam em extrair dor e disseminar a morte. São vândalos, homicidas, psicopatas.

No entanto, também existe, nas figuras do casal de policiais Stella e Eben, o contraponto: amor e abnegação, sentimentos e atitudes que podem representar a derrota dos vampiros e a salvação dos sobreviventes. Ecos do Nosferatu de Murneau (o sugador de sangue veterano, que não concorda com a empreitada dos mais jovens, tem grande semelhança com o ser noturno do filme de 1922). A arte pintada por Templesmith dá o tom expressionista e desesperador necessário à obra, conferindo a ela um tom sombrio, claustrofóbico, aterrorizante e sanguinário.

Depois de apreciar 30 dias de noite, a visão do leitor sobre os vampiros vai certamente mudar. A adaptação para o cinema já está certa e Niles já prepara uma continuação para a história.

30 dias de noite tem 88 páginas e custa R$ 25,00. A introdução é feita pelo escritor Clive Barker, autor de Hellraiser.

Nenhum comentário: